História do Grupo

O Grupo Caleidoscópio dedica-se a pesquisa do Teatro de Animação. Essa trajetória inicia-se em 1999 quando o ator João Bresser integra-se ao Grupo Sobrevento, adquirindo conhecimento e domínio nas diversas técnicas do Teatro de Animação. Com o objetivo de realizar novas pesquisas em temas inusitados, surge a necessidade de fundar o seu próprio núcleo, isso acontece em 2003, quando começa o processo de sua primeira criação.

O espetáculo "O Fantástico Laboratório do Professor Percival" estreia em 2004; o grupo desenvolveu este trabalho utilizando a técnica do Teatro de Objetos. Neste processo de pesquisa, descobriu-se que o universo da Ciência poderia trazer cenas ricas em objetos e conteúdos interessantes. Assim, a Ciência esteve presente nesta investigação artística, inspirando a dramaturgia como um todo, que surge a partir de experiências encontradas nos livros: Física Mais Que Divertida de Eduardo de Campos Valadares e Química na cabeça de Alfredo Luis Mateus. Como resultado, temos um espetáculo curioso, divertido e lúdico.

Num segundo momento, inicia-se uma nova pesquisa, tendo como inspiração e ponto de partida a vida do curioso bicho-da-seda. Utilizando a técnica do Teatro de Bonecos com música ao vivo, nasce em 2006, o espetáculo "A vida mudada de um bicho mutante". Com muita graça, realiza uma metáfora poética com as transformações e realizações humanas.

Em 2011, estreia o terceiro espetáculo, "Andersen sem Palavras", inspirado em cinco contos de Hans Christian Andersen: "O Patinho Feio", "A Menina dos Fósforos", "O Soldadinho de Chumbo", "Os Namorados" e "O Sapo", que são representados através do Teatro de Sombras, sem palavras, tal um cinema mudo, onde imagens, figuras, silhuetas, luzes, sombras e músicas se unem para entreter e emocionar a plateia.

O grupo já se apresentou em várias edições do Projeto Recreio nas Férias, da Secretaria de Educação e Prefeitura do Município de São Paulo; temporadas pelo Edital dos Teatros Distritais da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo; Festivais de Teatro Infantil e Teatro de Animação; em unidades da rede Sesc e Centros Educacionais Unificados da Prefeitura de São Paulo (CEUs).